Protocolo superior: quais os tipos e suas vantagens

O protocolo superior é um tipo de prótese total fixa utilizada na arcada superior, ou seja, é uma maneira de repor todos os dentes de uma arcada.

Sendo assim, não é possível utilizá-lo para repor apenas alguns dentes, apenas a arcada dentária superior completa.

Desse modo, para saber mais a respeito do protocolo superior continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é protocolo superior?

O protocolo superior, também chamado de dentadura fixa superior, é um tipo de prótese que tem o objetivo de substituir todos os dentes de uma arcada dentária.

Sua fixação é feita através da utilização de implantes dentários, que podem ser 4, 5 ou 6 e são fixados no osso de sustentação dos dentes.

Desse modo, esses implantes são responsáveis por sustentar toda a estrutura do protocolo, que é uma prótese que possui uma gengiva artificial e todo o conjunto contendo todos os dentes da arcada.

Ou seja, a prótese em si não entra em contato com as gengivas, e assim não há risco de ferir as gengivas do paciente com o mal dimensionamento da prótese.

Sendo assim, ela consegue repor todos os dentes da arcada, devolvendo ao paciente todas as funções mastigatórias e fonéticas do paciente, além de elevar sua autoestima e autoconfiança.

Quais os diferenciais do protocolo dentário superior?

Quais os diferenciais do protocolo dentário superior?

Atualmente existem diversos modelos de próteses e cada um dos modelos possui o objetivo de garantir determinada característica a ela, o que faz com que cada uma delas seja diferente da outra.

Sendo assim, o paciente possui a possibilidade de optar por próteses totais, parciais ou até mesmo unitárias, e exceto a unitária, todas as outras possuem modelos fixos e removíveis.

Na categoria de prótese unitária temos a coroa dentária sobre implante, que é um dente artificial fixado sobre um implante.

Já entre as parciais, temos o modelo removível também chamado de ponte móvel e o fixo chamado ponte fixa.

E dentre as totais temos a removível convencional conhecida como dentadura, a removível sobre implantes chamada de overdenture e a fixa sobre implantes chamada de protocolo dentário.

Desse modo, ela é o único modelo fixo dentre as próteses totais e apresenta características diferentes das outras por conta disso.

Sendo assim, o diferencial se deve ao fato de que os outros modelos removíveis permitem que o paciente possa removê-los para efetuar a limpeza e o protocolo superior não.

Porém, pelo fato de o protocolo ser uma prótese fixa, ela garante maior estabilidade durante a mastigação e fala, permitindo que o paciente possa realizá-los sem medo de sua prótese cair.

Além disso, diferente da dentadura que é colocada sobre as gengivas e pode acabar vindo a ferí-la e causar reabsorção óssea, o protocolo não passa por isso, visto que ele é fixado sobre os implantes, o que permite que não entre em contato com a gengiva.

Como ele é fixado?

A prótese protocolo superior é fixada por cima de implantes, o que permite que ela garanta maior estabilidade para o paciente na hora de desempenhar suas funções.

Sendo assim, para ser fixada é necessário que o paciente possua implantes, e caso não possua, o paciente precisará fazer a instalação deles.

A instalação dos implantes é feita através de uma cirurgia que consiste em abrir a gengiva e fixar os implantes no osso de sustentação.

Logo após completado o processo de instalação é necessário que o paciente aguarde por alguns meses que é o período que compreende o processo de osseointegração.

Esse processo consiste na fixação do implante nos ossos de modo que permita que eles fiquem fixos devido ao implante ter se integrado ao osso de sustentação.

Assim que termina o processo de osseointegração o protocolo superior já pode ser instalado, o que permite que o paciente possa repor toda a funcionalidade antes exercida pelos dentes naturais.

Vantagens da prótese protocolo

A prótese protocolo é um tipo de prótese total fixa que oferece ao paciente algumas vantagens que as outras próteses totais não oferecem, como:

  • Maior conforto ao mastigar e falar, devido ao fato de não correr o risco de se soltar;
  • Não machucar as gengivas;
  • Alta durabilidade;
  • Boa estética;
  • Alta resistência.

prótese protocolo superior

Tipos de prótese protocolo superior

A prótese protocolo superior pode ser encontrada em diferentes tipos de materiais que garantem a ela diferentes tipos de características. Sendo assim confira quais são os principais modelos de protocolo superior:

Prótese protocolo de resina

A prótese protocolo de resina é um tipo de prótese que utiliza a resina acrílica como material base para sua confecção.

Dessa maneira, ela apresenta as características de uma prótese feita de resina que são:

  • Boa estética dos dentes e gengivas;
  • Baixa durabilidade;
  • Baixa resistência ao amarelamento;
  • Preço mais em conta.

Protocolo de porcelana sobre estrutura metálica (metalocerâmica)

É o protocolo feito utilizando a porcelana como material principal para construção sobre uma estrutura metálica.

Dessa maneira, esse tipo de protocolo garante todas as vantagens da porcelana odontológica, porém também possui algumas desvantagens.

Sendo assim, as vantagens e desvantagens desse tipo de protocolo superior são:

  • Ótima estética;
  • Elevada durabilidade;
  • Alta resistência ao amarelamento;
  • Em alguns casos, sua estrutura metálica pode ficar aparente, o que causa um certo prejuízo estético;

Portanto, ela é uma ótima oportunidade para pacientes que buscam uma prótese que possua uma alta durabilidade e uma boa estética.

Protocolo de porcelana sobre estrutura de zircônia (metal free)

Esse tipo de prótese, assim como a metalocerâmica, é confeccionada utilizando porcelana odontológica como principal material de construção.

Além do mais, visando corrigir o déficit estético promovido pela estrutura metálica da metalocerâmica e fornecer a possibilidade de pacientes que possuam alergia ao metal poderem utilizá-la.

Desse modo, as principais características do protocolo de porcelana sobre estrutura de zircônia são:

  • Boa estética e durabilidade;
  • Alta resistência ao amarelamento e ao desgaste;
  • Não há nenhum prejuízo estético caso sua estrutura venha aparecer;
  • É possível utilizá-la mesmo quando o paciente possui alergia ao metal;
  • Possui um custo mais elevado.

Sendo assim, esse é o modelo de protocolo superior que apresenta a melhor estética e juntamente com a metalocerâmica, a melhor resistência e durabilidade.

Como higienizar o protocolo superior?

Apesar de se tratar de dentes artificiais, é extremamente importante cuidar bem da higiene desses dentes, visto que eles também podem acumular partículas de alimentos e bactérias.

Sendo assim, é extremamente importante manter os cuidados com higiene bucal tais como escovar os dentes após as refeições e utilizar o fio dental.

Além disso, para limpar o espaço entre a gengiva e a prótese o paciente pode utilizar um jato de água para remover as partículas de alimentos presas nesta região.

Para complementar essa limpeza também é possível utilizar enxaguante bucal, visto que ele é consegue higienizar onde a escova e o fio dental não conseguem alcançar.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa oferecer ao paciente que perdeu seus dentes os diferentes tipos de prótese.

Dentre eles também é possível oferecer o protocolo superior para substituir a arcada superior, além disso, as visitas também garantem que o acompanhamento possa ser realizado da maneira correta.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Protocolo superior: quais os tipos e suas vantagens publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário