Quiropraxia: descubra o que é, para que serve e quais os benefícios?

Quiropraxia é uma área da saúde reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde, focada no alinhamento do corpo e nas correções necessárias.

Mesmo não sendo muito conhecida, as técnicas que a quiropraxia abrange colaboram com uma melhor qualidade de vida, atuando contra dores e em correções relacionadas à posição correta da coluna vertebral.

Conheça mais sobre esse método, como funciona, seus benefícios, indicações e contraindicações:

O que é Quiropraxia?

A palavra quiropraxia origina-se de duas raízes gregas: “Quiro” (mãos) e “Praxis” (praticar), remetendo ao fato de ser uma prática manual.

Se trata de uma especialidade e uma profissão reconhecida como da área da saúde especializada nas condições da coluna vertebral, focando em seu alinhamento, alongamento e em seu funcional.

Suas técnicas podem ajudar a tratar distorções nos músculos, articulações, ligamentos, ossos e tendões. Podendo agir além da coluna, nas extensões dos braços e pernas.

Além do alívio e do tratamento desses problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, a quiropraxia também realiza a sua ação preventiva, prezando pelo melhor estado biomecânico do corpo. A sessão de quiropraxia é conhecida pelos estalos corporais, que é um de seus recursos terapêuticos.

Como funciona o tratamento de Quiropraxia?

Durante suas sessões, além das mãos, o especialista de nome quiroprático utiliza equipamentos específicos da quiropraxia, variando dependendo das particularidades e das necessidades do caso. As manobras manuais são seguras e podem ser feitas em alta e baixa velocidade.

Por fim, o objetivo final busca tratar os distúrbios através da mudança de hábitos, da moldagem da postura e da abordagem de técnicas e exercícios precisos, fazendo com que o corpo consiga atuar melhor.

Entre as abordagens e técnicas que podem ser utilizadas na quiropraxia estão:

  • Técnica Thompson;
  • Método de ativação com Impulse IQ;
  • Manipulação da coluna;
  • Flexão Distração – Descompressão;
  • Técnica Active Release;
  • Terapia Ischaemic Compression Trigger Point;
  • Técnica Graston;
  • Crioterapia.

quiropraxia o que é

Quais são os benefícios da Quiropraxia?

Uma vez que a quiropraxia consegue agir em várias partes do corpo, há uma série de benefícios que se pode adquirir por meio do contato com essa metodologia. Benefícios tão significativos e capazes de manter a adesão do paciente à metodologia mesmo após os resultados do tratamento.

Com isso, esse hábito traz vantagens quanto ao bem-estar e a promoção da qualidade de vida geral, ajudando com o controle do estresse, dos aspectos do sono e na maior longevidade de vida.

Ademais, a prática da quiropraxia também promove melhoras quanto à atenção, ao equilíbrio energético, relaxamento, e o funcionamento do sistema nervoso central, otimizando assim o foco e a memória.

A nutrição e a irrigação do tecido muscular e esquelético também percebe melhoras, sendo refletida na melhor digestão, respiração, imunização, no melhor fluxo sanguíneo, e na prevenção da osteoporose e na maior oxigenação sanguínea.

Quais são as indicações e contraindicações?

Indicações

São vários os problemas que podem ser tratados pela quiropraxia, entre eles estão:

  • DTM – Disfunção temporomandibular e dor orofacial;
  • Dores nas costas, lombar, pescoço e ombros;
  • Tensões musculares;
  • Lesões;
  • Problemas locomotores;
  • Problemas menstruais;
  • Enxaqueca;
  • Bruxismo;
  • Lombalgias;
  • Cervicalgias;
  • Ciatalgias;
  • Fibromialgia;
  • Hérnias de disco;
  • Osteoartrite;  
  • Cervicais;
  • Desequilíbrios físicos, orgânicos e emocionais;
  • Remoção da compressão nos nervos espinhais;
  • Regeneração da propagação dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para tecidos e órgãos.

O procedimento pode ser feito desde bebês a idosos, tendo em vista o tratamento de algum desses problemas ou o seu benefício preventivo. Gestantes também podem passar por esse procedimento, sendo a quiropraxia capaz de até mesmo auxiliar quanto a sua preparação para o parto.

Contraindicações

A quiropraxia é uma metodologia segura, contudo, busque sempre por um profissional capacitado, graduado em quiropraxia, evitando que assim, movimentos errôneos e sem comprometimento técnico possam causar algum dano.

Caso isso ocorra, ocorre risco de o paciente ter a sua coluna permanentemente comprometida, que o seu problema se agrave, além do risco de trombose.

Além disso, para certas pessoas a quiropraxia pode não ser recomendada, como é o caso de pessoas com fraturas, doenças musculares ou específicas, fatores psicológicos, desordens neurológicas, circulatórias e hematológicas, desordens articulares e até mesmo transtornos que compreendem fraqueza e aniquilamento ósseo.

Como é feito o diagnóstico na Quiropraxia?

Tal como em outras subdivisões da saúde, o diagnóstico da quiropraxia é feito de forma clínica, por meio da palpação muscular e articular. Exames de radiografia e de imagem podem ser feitos.

Com isso, cabe a avaliação do especialista realizar a avaliação das características mecânicas e posicionais das articulações, tendo um olhar diferenciado pela sua área de atuação.

o que é quiropraxia

Como se faz a Quiropraxia? Como é feito o tratamento?

O tratamento feito pela sessões de quiropraxia é feito por meio de movimentos manuais e pelo uso de certas tecnologias, que promovem a correção da postura e suas anomalias. Durante sua execução o paciente fica sentado em um tatame ou maca.

As sessões de quiropraxia costumam durar de 15 a 30 minutos, variando dependendo das necessidades do paciente. É considerado também o problema e o seu período de existência, uma vez que vários anos de dor ou desvio não são resolvidos em poucas sessões.

Visando um tratamento ainda mais vantajoso e com melhores resultados, aliar a quiropraxia com a prática de exercícios posturais é muito importante. Assim sendo, deve haver um acompanhamento multidisciplinar, agrupando o trabalho do quiroprático, com o de educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionista, uma vez que uma boa alimentação está relacionada à saúde física em geral.

O tratamento feito pela quiropraxia pode ser executada em 3 fases:

  • Intensiva;
  • Corretiva;
  • Manutenção.

A intensiva é compreendida de 1 a 3 consultas na semana e tem como foco o condicionamento e as dores do paciente. Já a corretiva, é feita 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias, visando a melhora gradual da postura e a maior flexibilidade corporal.

Por fim, a manutenção é feita 1 vez ao mês, trimestre ou semestre, e como o próprio nome indica, foca na constância de seus resultados.

LEIA TAMBÉM: Aparelho de bruxismo: para que ser, seus tipos, como limpar e cuidados

Quanto tempo demora a recuperação?

A recuperação e a percepção dos resultados da quiropraxia, tal como na seleção de suas técnicas de abordagem, leva em conta fatores como causa, faixa etária, hábitos cotidianos e comportamentos quanto à alimentação e emocional.

Ao decorrer do processo de melhora do paciente, a frequência das sessões, que inicialmente podem chegar a 3 por semana, diminui. No geral, essa redução ocorre após 3 meses de tratamento, que pode prolongar diante da optativa de uma manutenção terapêutica.

As manutenções terapêuticas, por sua vez, podem ter uma constância de a cada 3 a 6 meses.

Quiropraxia preço

O valor de uma sessão de quiropraxia pode variar entre R $100 (cem reais) e R $300 (trezentos reais), uma vez que a primeira sessão do tratamento pode ter uma valor superior por causa da avaliação.

As seguintes consultas podem variar de preço, levando em conta as diversas formas de abordagens que podem ser realizadas.

A quiropraxia se enquadra dentro das terapias integrativas e seu atendimento também pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Visitas regulares ao dentista

As visitas periódicas ao dentista são essenciais para a prevenção e para a manutenção da saúde bucal. É por meio dessa periodicidade que se consegue proteger a zona bucal de problemas como o tártaro, as cáries e as doenças gengivais.

O indicado é que essa frequência seja de ao menos 1 vez ao ano, preferivelmente de 6 em 6 meses para um sorriso mais saudável e harmônico.

Ademais, diante a problemas como a DTM e o bruxismo é essencial que se tenha um acompanhamento odontológico. Nesse sentido, a quiropraxia também pode ser de grande ajuda a esse tratamento, sendo um auxiliar para o seu sucesso.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Quiropraxia: descubra o que é, para que serve e quais os benefícios? publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário