Raio X periapical: o que é, para que serve e preço

O raio X periapical é um dos exames radiológicos utilizados na odontologia como maneira de auxiliar o dentista em tratamentos de seus pacientes.

Essa radiografia oferece ao dentista uma imagem mais focada da região periapical do paciente, dessa maneira, o dentista consegue obter mais detalhes da região em questão.

Confira mais a respeito do raio X periapical no artigo abaixo:

O que é raio X periapical?

O raio X periapical é um dos exames de radiografia intraoral mais utilizados na odontologia. Normalmente esse exame compreende de 2 a 3 dentes e abrange a região da raiz até a coroa do dente desses dentes.

Sendo assim, a radiografia periapical é um exame que é feito para gerar uma imagem correspondente a toda estrutura de alguns dentes de uma arcada dentária.

Portanto, caso seja necessário adquirir um raio X periapical de todos os dentes da arcada é necessário gerar cerca de 14 imagens radiológicas.

Isso significa que não existe um raio X periapical que consiga abranger toda a arcada dentária em um único exame radiológico.

radiografia periapical

Para que serve a radiografia periapical?

O exame de raio X periapical é um exame que visa gerar imagens que oferecem informações mais detalhadas a respeito da estrutura de 2 a 3 dentes de uma arcada.

Isso garante que ela possa ser utilizada para diagnosticar certos tipos de complicações, como:

  • Avaliação de coroas e raízes dentárias;
  • Diagnóstico de tártaro, cistos e lesões periapicais;
  • Avaliação de traumas e da qualidade dos ossos;
  • Verificação da presença de cárie no dente;
  • Avaliação do estado de implantes, restaurações e canais.

Portanto, esse é um exame muito importante para a odontologia pelo fato de ele auxiliar o dentista a identificar diversos problemas, e assim contribuir para o tratamento dessas condições.

Raio X periapical exige algum preparo?

O raio X de dente não exige que o paciente realize nenhum procedimento anteriormente como jejum ou tomar algum remédio específico para sua realização.

Além disso, esse exame pode ser feito tanto em adultos quanto em crianças, não havendo limite de faixa etária para sua realização.

Esse exame também pode ser realizado por mulheres grávidas, sendo a única “restrição” o fato de que o profissional deve ser avisado da gravidez.

O único requisito desse exame é a necessidade de vestir um colete de chumbo para impedir o contato da radiação com partes desnecessárias.

Como é feito o raio X periapical?

Para a realização desse exame é necessário que um dentista faça a requisição do pedido de raio X periapical.

Após feito o pedido de exame o paciente vai até uma clínica de radiologia, caso não exista uma ala para radiografias na clínica onde o dentista requisitou o exame.

Sendo assim, na hora de realizar o exame, o paciente senta em uma cadeira própria para realizar a radiografia e veste as proteções necessárias.

Em seguida, o técnico posiciona a máquina de radiologia e a cabeça do paciente nos devidos lugares para realizar a radiografia do modo que o dentista pediu.

Outros tipos de raio X odontológicos

Outros tipos de raio X odontológicos

A odontologia conta com vários tipos de raio X de dente de modo que o dentista possa optar por diferentes tipos de ângulos e o que é exibido na imagem.

Dessa maneira, a radiografia odontológica fornece ao profissional diversas ferramentas para avaliar os mais diversos tipos de complicações odontológicas.

Portanto, confira os diferentes tipos de raio X odontológico:

Raio x interproximal

Esse tipo de radiografia é uma imagem que tem o objetivo de gerar uma imagem que compreende a região das coroas dentárias.

Porém, diferentemente da periapical, essa radiografia serve para gerar uma imagem de até 3 coroas dentárias da arcada superior e inferior, totalizando um total de 6 coroas dentárias.

Dessa maneira, ela consegue proporcionar ao dentista a possibilidade de identificar quaisquer problemas que atingem a coroa dentária.

Raio X oclusal

O raio X oclusal é o tipo raio X que costuma a ser feito de maneira interna, de avaliar imagens internas da oclusão.

Portanto, ele permite que o dentista possa avaliar a existência de problemas como a existência de dentes inclusos e raízes residuais.

Raio X panorâmico

A radiografia panorâmica é a radiografia que abrange todos os dentes da arcada dentária. Dessa maneira, ela permite que o dentista possa avaliar de modo geral a existência de algum problema na arcada dentária.

Além disso, se o panorâmico não oferecer informações o suficiente para diagnosticar determinados problemas, o dentista pode exigir a realização de outro tipo de radiografia que forneça uma imagem mais focada.

Raio X periapical valor

O raio X periapical não possui um valor fixo, pois seu preço pode variar de acordo com a região, clínica e profissional escolhido.

Portanto, não é possível dizer o preço exato desse procedimento, porém podemos dizer o preço aproximado, sempre lembrando que por ser apenas uma aproximação ele pode variar para cima ou para baixo.

Dessa maneira, o preço médio do raio X periapical costuma girar em torno de R$ 20 (vinte reais), podendo variar para cima ou para baixo de acordo com as variáveis citadas anteriormente.

Visitas periódicas ao dentista

As visitas regulares são responsáveis por oferecer ao dentista a oportunidade de identificar e avaliar complicações da saúde bucal.

Sendo assim, ele pode requisitar a realização de um raio X periapical para auxiliá-lo a avaliar se existe a necessidade de algum tipo de tratamento odontológico.

Desse modo, é possível descobrir a causa do problema e tratá-lo antes que se torne uma complicação mais difícil de se resolver.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Raio X periapical: o que é, para que serve e preço publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário