Remédio caseiro para dor de dente: confira aqui 5 dicas

A dor de dente é uma situação um tanto quanto incômoda e pode acabar atrapalhando sua rotina, mesmo quando a dor não é intensa.

Normalmente, a dor de dente aparece por algum motivo específico, como cáries, fraturas, bruxismo ou até mesmo traumas, por conta disso é imprescindível ir ao dentista para avaliar a causa.

Porém, em alguns casos não é possível ir ao dentista de imediato. Sendo assim, nós preparamos algumas dicas de remédio caseiro para dor de dente para aliviar a dor até o atendimento com o dentista, confira:

Aplicar uma compressa fria

Um dos principais métodos de se combater a dor no geral, independentemente do local, é aplicando uma compressa quente ou fria sobre a região.

Sendo assim, um bom remédio caseiro para dor de dente é a compressa fria, que além de combater a dor, também pode auxiliar a reduzir o inchaço e a inflamação.

Desse modo, aplicar uma compressa fria por alguns minutos sobre a bochecha na região onde se encontra o foco da dor de dente pode auxiliar a aliviar.

Porém, é importante lembrar que ela não irá resolver o problema da dor de dente, apenas auxiliar a aliviar um pouco da dor.

Além disso, durante a aplicação da compressa fria, deve-se tomar cuidado para evitar queimaduras de frio sobre a região devido a aplicação em excesso.

Bochechar água morna com sal

Água morna com sal é um ótimo remédio caseiro para dor de dente por conta de ser um extraordinário antisséptico natural e seu preparo é extremamente simples.

Desse modo, ele também pode ser usado quando o paciente desconfiar de algum tipo de infecção no dente.

Para fazê-lo, recomenda-se prepará-lo colocando uma colher de sopa de sal em um copo de água morna e depois bochechar por aproximadamente 30 segundos.

Apesar de suas ótimas propriedades, durante o bochecho é recomendado tomar cuidado para não ingerir a água com sal.

Além da dor de dente, também é possível utilizá-la para combater a dor de garganta, porém ao invés de bochechar, deve-se gargarejar a mistura.

É importante lembrar que a água morna com sal não substitui o atendimento odontológico, portanto é importante consultar-se com um dentista para avaliar o caso.

hortelã

Chá de hortelã

O chá de hortelã possui um grande potencial como remédio caseiro para dor de dente pelo fato de possuir ótimas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Além disso, seu chá também possui um excelente sabor, o que facilita sua utilização, especialmente em crianças.

Para utilizar esse remédio caseiro, deve-se misturar uma colher de chá de folhas de hortelã em uma xícara de água fervendo e deixar descansar por 20 minutos. Após preparado deve-se bochechar o chá por mais ou menos 30 segundos algumas vezes ao dia.

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia também é um ótimo remédio caseiro para dor de dente visto que seu óleo é um ótimo bactericida e também analgésico.

Sendo assim, ele é uma ótima opção de remédio caseiro, principalmente pelo fato de ser fácil de encontrar e possuir um preço bem em conta.

Ele pode ser utilizado para aliviar a dor de dente de diferentes formas, sendo elas:

  • Amassá-lo e colocá-lo sobre o dente dolorido;
  • Colocar algumas gotas do óleo essencial em um algodão e aplicá-lo sobre o dente que está doendo;
  • Diluir algumas gotas do óleo em meio copo de água morna e realizar o bochecho, porém, como o óleo se encontra diluído o efeito analgésico pode ser menor.

No caso do óleo essencial, é importante lembrar que ele não deve passar mais de 2 minutos em contato com a gengiva, pois pode acabar causando queimaduras.

Também é importante mencionar que seu uso não substitui a ida ao consultório, portanto deve-se ir ao consultório para avaliar a causa e tratá-la

Própolis

O própolis também é um ótimo remédio caseiro para dor de dente por conta suas ótimas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Para utilizá-lo, o paciente deve diluir o extrato em um copo com água e realizar o bochecho por aproximadamente 30 segundos.

É importante lembrar que o própolis deve estar bem diluído, pois em alta concentração ele pode acabar ferindo a mucosa da boca.

Além disso, essa é apenas uma maneira de aliviar a dor temporariamente, sendo assim, é importante que o paciente visite um dentista para identificar e tratar a causa da dor de dente.

Como evitar a dor de dente?

A dor de dente normalmente é causada por impactos ou por problemas bucais que normalmente estão associados a má higiene bucal.

Sendo assim, para evitar a dor de dente é recomendado que o paciente:

cuidar bem da higiene bucal

Cuidar bem da higiene bucal

É importante cuidar bem da higiene bucal realizando uma boa escovação e o bom uso do fio dental diariamente.

Dessa maneira, é possível evitar que se acumulem partículas de alimentos sobre os dentes, evitando também o acúmulo de bactérias.

Sendo assim, por meio desse cuidado com a saúde bucal é possível evitar o aparecimento de complicações derivadas de má limpeza, como a cárie.

Mantenha uma dieta balanceada

Outro fatores que podem influenciar no aparecimento de doenças bucais é a alimentação, visto que alimentos ricos em açúcares e gorduras podem influenciar no surgimento de bactérias.

Sendo assim, é bom evitar alimentos ricos em açúcares e alimentos muito ácidos, pois eles podem contribuir para o aparecimento de complicações bucais.

Por isso, é importante manter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e nutrientes para garantir que não haja falta de nenhum mineral para os dentes.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa tratar quaisquer causas que possam vir a causar a dor de dente.

O paciente também pode optar por utilizar um remédio caseiro para dor dente para controlar os sintomas até o dia de realizar a consulta com o dentista.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Remédio caseiro para dor de dente: confira aqui 5 dicas publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário