Remédio para mau hálito: qual o melhor?

Será que existe um remédio para mau hálito? Ou ainda o que é a halitose? Essas e outras dúvidas são muito comuns entre as pessoas e na maioria das vezes estão ligadas a falta de higiene e de cuidado com a boca.

O mau hálito é causado por bactérias, que se acumulam na boca devido aos restos de comida que ficam nela. Neste texto vamos te ajudar a acabar de uma vez por todas com este problema.

qual o melhor remédio para mau hálito

Remédio para mau hálito: o que é a halitose?

Ela é uma alteração do hálito que o deixa muito desagradável, e pode significar ou não uma mudança patológica. É um sinal de que há alguma disfunção em nosso organismo e que você precisa de tratamento ou orientação profissional.

A halitose não é apenas uma doença, mas uma alteração de nossas condições fisiológicas como por exemplo a halitose matinal, muito comum na maioria das pessoas. Em geral ela é um problema de saúde que possui consequências sociais, econômicas, morais e psicoafetivas.

Essas consequências são sérias e não devem ser menosprezadas, segundo dados, cerca de 40% da população mundial sofre com os problemas ligados ao mau hálito. O mau hálito também é conhecido como hálito fétido, mau hálito, fedor da boca.

O hálito é composto pelo ar que expiramos e que provoca as trocas gasosas fisiológicas, ligadas às substâncias eliminadas pelo nosso pulmão. Essas substâncias vão do intestino para o fígado, para a bile, e para o sangue chegando até nossos pulmões, que as eliminam pela expiração.

Além disso, a halitose também pode ser causada por outras doenças como a sinusite, dor de garganta, problemas no estômago e, em alguns casos pode se desenvolver devido a doenças como diabetes, insuficiência hepática ou renal.

 Para estes casos em específico, o tratamento do mau hálito deve ter início tratando primeiro estas doenças.

Remédio para mau hálito: tipos de halitose

O que muita gente não sabe é que a halitose pode ser diferente e apresentar vários tipos, um exemplo é a halitose fisiológica que está relacionada a diminuição da produção de saliva enquanto estamos dormindo.

Por meio deste processo ocorre a putrefação das células epiteliais esfoliadas que ficam retidas durante este período e causam um odor desagradável, que desaparece depois de escovar os dentes pela manhã, o que restabelece o fluxo salivar.

A halitose também é provocada pelo uso de medicamentos que podem alterar a sensação de gosto e olfato como, os sais de lítio, penicilina e tiocarbamida, causando halitose subjetiva, ou que podem ser excretadas através do pulmão.

Medicamentos antineoplásicos, anti-histamínicos, anfetaminas, tranqüilizantes, diuréticos, fenotiaminas e outras drogas causam a diminuição do fluxo salivar provocando o mau hálito.

A halitose imaginária, halitofobia ou halitose psicossomática ocorre em pessoas que possuem uma alteração no olfato e começam a acreditar que possuem halitose, no entanto não é possível diagnosticar o quadro.

Existe ainda um outro tipo de halitose, a temporária, de origem alimentar. Ela pode ser causada pelo consumo de alimentos com alho, cebola, condimentos, pelo jejum prolongado, e por bebidas alcoólicas, pois o metabolismo desses alimentos e bebidas produz ácidos e outros compostos que são excretados pelos pulmões.

remedio para mau hálito

10 receitas de remédios caseiros para mau hálito

Existem alguns remédios que poderão ajudar a eliminar o mau hálito, claro que você ainda deve manter os cuidados com sua higiene para evitar a halitose de forma eficaz. 

Mesmo não podendo substituir o tratamento médico ou odontológico, os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a melhorar o mau hálito.

Eles podem ser usados como um complemento dos demais tratamentos indicados pelo médico ou dentista. Veja aqui algumas receitas de remédios caseiros para eliminar o mau hálito.

1. Chá de cravo-da-índia

Rico em óleo essencial e em eugenol, o cravo-da-índia possui ação antisséptica e antibacteriana que ajuda a combater e eliminar as bactérias causadoras do mau hálito, além disso são refrescantes, o que mantém o hálito fresco.

2. Extrato de própolis

O extrato de própolis possui propriedades antibacterianas, que ajudam a eliminar as bactérias que estão causando o mau hálito. Ele também inibe a produção de compostos de enxofre por essas bactérias, por isso é uma boa opção de remédio caseiro para o mau hálito.

3. Folhas de salsinha

Folhas de salsinha que possuem um aroma fresco e uma grande quantidade de clorofila com propriedades antibacterianas, ajudam a eliminar as bactérias da boca.

Para usá-la você deve mastigar as folhas frescas sempre após as refeições, por alguns minutos, e depois que mastigar enxague a boca com água.

4. Infusão de eucalipto

A infusão de eucalipto possui ação antibacteriana e antisséptica devido ao eucaliptol, que ajuda a remover as bactérias que produzem compostos de enxofre na boca.

5. Chá de extrato de Hamamelis

Esse chá oferece um efeito antibacteriano e ajuda a eliminar as bactérias da boca, combatendo assim o mau hálito, ele ainda é útil principalmente no combate ao mau hálito causado pela dor de garganta.

O chá de extrato de Hamamelis não deve ser ingerido, devido aos efeitos colaterais como náuseas, vômitos ou problemas no fígado que ele pode causar. Ele também não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação.

6. Óleo essencial de hortelã-pimenta

Este óleo é rico em mentol e mentona, que possuem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antissépticas, que ajudam o nosso organismo a eliminar as bactérias que causam o mau hálito além de manterem o hálito fresco.

7. Chá verde

Estudos mostram que o chá verde ou Camellia sinensis, possui compostos como a epigalocatequina que impedem a produção de compostos de enxofre pelas bactérias na boca. Além disso, ele possui ação desinfetante e desodorizante.

O chá verde não pode ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial.

É recomendado também que evite seu consumo no fim do dia ou em quantidade acima da recomendada, pois por conter cafeína ele pode causar efeitos colaterais como insônia, irritação, sensação de queimação no estômago, cansaço ou palpitação no coração.

8. Chá de alcaçuz

O chá alcaçuz é outra boa opção de remédio caseiro para mau hálito, pois possui em sua composição substâncias antibacterianas, que servem para inibir o crescimento de bactérias que causam a halitose.

Você deve fazer bochechos com o chá, como enxaguante bucal, e nunca ingerir. Ele também não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação e pessoas com problemas cardíacos.

9. Infusão de tomilho

A infusão de tomilho é rica em substâncias como ácido rosmarínico, apigenina e luteolina, que possuem ação antibacteriana. Por isso, seu consumo ajuda no combate às bactérias que causam o mau hálito.

Ela também não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos, gastrite ou úlcera no estômago.

10. Enxaguante de capim limão, tomilho e alecrim

Esses enxaguantes ajudam a combater o mau hálito, pois suas propriedades antibacterianas e antissépticas atuam no organismo eliminando as bactérias causadoras do mau hálito.

É importante lembrar que qualquer receita que foi recomendada aqui deve ser avaliada e aconselhada por um dentista ou médico, o profissional saberá te instruir se elas não apresentam riscos à sua saúde e lhe informar os efeitos colaterais que elas podem causar.

Por isso, a consulta com um profissional é muito importante no combate ao mau hálito. Um plano odontológico poderá te ajudar a encontrar profissionais capacitados para te ajudar.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Remédio para mau hálito: qual o melhor? publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário