Dicas para remover calos e pele morta dos pés

Depois de aproveitar ao máximo o nosso dia ao sol, brincar na natureza ou na cidade, gostamos de cuidar de nós e do nosso corpo, tomar banho, hidratar a pele, é tudo de bom. 

No entanto, muitos de nós negligenciamos os cuidados com os pés, que ficam muito estressados ​​todos os dias dentro de calçados femininos (muita das vezes apertados) começam aparecer sinais de nossa atividade, como pés secos, rachados, etc.

A pele morta e os calos encontrados nos pés são mais feios do que perigosos para a saúde, mas a longo prazo e se você não cuidar, eles podem se tornar dolorosos começando a aparecer rachaduras. É horrível passar o dia inteiro com os pés doendo a cada simples passo, principalmente se você trabalha em pé.

Elimine a pele seca e calos sob os pés

Para que esperar que os pés fiquem ressecados e doloridos para tomar uma decisão? O surgimento de calos e pele dura pode ser evitado se você cuidar deles com antecedência. 

Esta área do seu corpo produz naturalmente pouco sebo e que piora com a idade. E embora um pouco de calo possa ser útil para proteger a epiderme dos pés, ele pode rachar muito rapidamente e se tornar doloroso. 

A pele dos seus pés, como a das suas pernas ou panturrilhas, precisa ser profundamente hidratada, então um cuidado nutritivo e hidratante fará maravilhas neles!

Como evitar a formação de calos sob os pés?

Para remover calos e pele morta de seus pés e assim evitar o acúmulo e a formação de calos e rachaduras, você pode usar um removedor de calos que trará maciez a eles, mas seu uso não é recomendado em caso de rachaduras. Após usar o removedor, aplique um creme hidratante para os pés. Com cuidados regulares, eles ficarão macios e saudáveis.

Dicas para remover calos

Algumas dicas caseiras para remover os calos que você mesmo pode fazer em casa.

1. Relaxamento picante: água morna + pedra-pomes + limão

Mergulhe os dedos dos pés em uma bacia de água quente por um bom quarto de hora. A pele de seus pés irá relaxar, seu calo vai amolecer. Isso tornará muito mais fácil de remover. Passe a pedra-pomes em todo pé, enfatizando os calcanhares e os calos. Depois de secá-los corte um limão ao meio e esfregue-os.

2. Banho marinho: água quente + sal grosso + vinagre + pedra-pomes

Aqui está uma segunda técnica para ajudar seus pés a parecerem novos novamente. Este método consiste em misturar em uma bacia de água morna, sal grosso e vinagre de cidra. A ação combinada desses dois elementos relaxará a buzina. 

Uma vez que o calor tenha amolecido, passe a pedra-pomes e seus pés recuperarão a forma normal deles. Uma pequena massagem com o hidratante de sua escolha e pronto.

3. Esfoliação mediterrânea: azeite + sal grosso

Nada é mais eficaz  do que este tipo de esfoliação natural à base de sal grosso e azeite. O remédio esfolia os pés, livrando-os das células mortas. O azeite irá nutrir profundamente a pele. Faça movimentos circulares com a esfoliação um pouco seca ou úmida. 

Dica: Também dá para usá-lo em todo o corpo para uma pele unificada e radiante!

Acabando com pés secos e duros sem pedra-pomes

Uma técnica mais suave para combater o ressecamento dos pés é esfoliar regularmente e depois hidratar, você pode usar uma manteiga de karité orgânica para hidratar os pés.

Massageie os pés por alguns minutos para que a manteiga penetre de forma ideal na pele e a hidrate profundamente. Deixe secar por alguns minutos e coloque as meias. Seus pés estão prontos para um novo dia de trabalho.

Para os entusiastas caseiros, aqui está uma receita para esfoliar e hidratar:

  • 2 xícaras de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de óleo de côco
  • 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Depois de fazer o seu esfoliante, acomode-se e massageie os pés em pequenos movimentos circulares por alguns minutos e deixe descansar para que o óleo de coco penetre adequadamente na pele e a hidrate profundamente. 

Em seguida, lave os pés com água morna e seque-os com uma toalha. Faça o tratamento à noite e coloque meias de algodão para passar a noite. Você será conquistado pelo efeito fresco e hidratante deste tratamento.

Para os pés mais danificados

E agora algumas dicas para aqueles que não resolveram o problema e deixaram o pé doloroso e agora estão em más condições. Não se preocupe, nada é irreversível, e aqui estão as dicas para superar os pés duros e muito danificados sem pedra-pomes ou lixa.

Suavize os calos dos pés

Para suavizar o calo e poder removê-lo com mais facilidade, faça o escalda-pés:

Um banho de limão: antes de tomar este banho de suco de limão, certifique-se que seus pés não tenham feridas, corre o risco de queimar e ter um momento bastante desagradável. 

Se estiver tudo bem, mergulhe os pés com suco de limão em uma bacia grande o suficiente para acomodá-los e que você tenha previamente enchido com suco de limão até cobrir as solas dos pés, se não tiver suco suficiente, dilua-o na mesma quantidade de água morna. Deixe os pés por 10 minutos, lave-os e seque-os suavemente.

Se você tiver lesões nos pés, mergulhe em água morna com algumas colheres de sal grosso por 15 a 20 minutos. Depois de realizar um dos dois banhos, você pode esfoliar usando a seguinte receita.

Esfolie os pés com bicarbonato de sódio:

  • 5 colheres de bicarbonato de sódio
  • Adicione gradualmente  gel de banho para obter uma pasta granulada
  • 10 gotas de óleo essencial de tea tree

Seu esfoliante está pronto para uso

Agora esfregue e massageie suavemente os pés e remova a pele morta do arco e dos calcanhares. Esta mistura também reduzirá a dureza deles. Após alguns minutos de massagem, lave e seque-os com uma toalha. Por fim, hidrate-os com manteiga de karité.

Graças a este tratamento com bicarbonato de sódio e manteiga de karité, os seus pés recuperarão a suavidade. Para remover calos e pele morta, provavelmente será necessário realizar esse tratamento pelo menos uma vez por semana e cuidar de hidratar todos os dias. 

Este tratamento com bicarbonato de sódio combate os maus odores e também pode ajudar a clarear as unhas enquanto promove a cicatrização de infecções como infecções fúngicas.

Deixe um comentário