Depois de aproveitar ao máximo o nosso dia ao sol, brincar na natureza ou na cidade, gostamos de cuidar de nós e do nosso corpo, tomar banho, hidratar a pele, é tudo de bom.
No entanto, muitos de nós negligenciamos os cuidados com os pés, que ficam muito estressados todos os dias dentro de calçados femininos (muita das vezes apertados) começam aparecer sinais de nossa atividade, como pés secos, rachados, etc.
A pele morta e os calos encontrados nos pés são mais feios do que perigosos para a saúde, mas a longo prazo e se você não cuidar, eles podem se tornar dolorosos começando a aparecer rachaduras. É horrível passar o dia inteiro com os pés doendo a cada simples passo, principalmente se você trabalha em pé.
Elimine a pele seca e calos sob os pés
Para que esperar que os pés fiquem ressecados e doloridos para tomar uma decisão? O surgimento de calos e pele dura pode ser evitado se você cuidar deles com antecedência.
Esta área do seu corpo produz naturalmente pouco sebo e que piora com a idade. E embora um pouco de calo possa ser útil para proteger a epiderme dos pés, ele pode rachar muito rapidamente e se tornar doloroso.
A pele dos seus pés, como a das suas pernas ou panturrilhas, precisa ser profundamente hidratada, então um cuidado nutritivo e hidratante fará maravilhas neles!
Como evitar a formação de calos sob os pés?
Para remover calos e pele morta de seus pés e assim evitar o acúmulo e a formação de calos e rachaduras, você pode usar um removedor de calos que trará maciez a eles, mas seu uso não é recomendado em caso de rachaduras. Após usar o removedor, aplique um creme hidratante para os pés. Com cuidados regulares, eles ficarão macios e saudáveis.
Dicas para remover calos
Algumas dicas caseiras para remover os calos que você mesmo pode fazer em casa.
1. Relaxamento picante: água morna + pedra-pomes + limão
Mergulhe os dedos dos pés em uma bacia de água quente por um bom quarto de hora. A pele de seus pés irá relaxar, seu calo vai amolecer. Isso tornará muito mais fácil de remover. Passe a pedra-pomes em todo pé, enfatizando os calcanhares e os calos. Depois de secá-los corte um limão ao meio e esfregue-os.
2. Banho marinho: água quente + sal grosso + vinagre + pedra-pomes
Aqui está uma segunda técnica para ajudar seus pés a parecerem novos novamente. Este método consiste em misturar em uma bacia de água morna, sal grosso e vinagre de cidra. A ação combinada desses dois elementos relaxará a buzina.
Uma vez que o calor tenha amolecido, passe a pedra-pomes e seus pés recuperarão a forma normal deles. Uma pequena massagem com o hidratante de sua escolha e pronto.
3. Esfoliação mediterrânea: azeite + sal grosso
Nada é mais eficaz do que este tipo de esfoliação natural à base de sal grosso e azeite. O remédio esfolia os pés, livrando-os das células mortas. O azeite irá nutrir profundamente a pele. Faça movimentos circulares com a esfoliação um pouco seca ou úmida.
Dica: Também dá para usá-lo em todo o corpo para uma pele unificada e radiante!
Acabando com pés secos e duros sem pedra-pomes
Uma técnica mais suave para combater o ressecamento dos pés é esfoliar regularmente e depois hidratar, você pode usar uma manteiga de karité orgânica para hidratar os pés.
Massageie os pés por alguns minutos para que a manteiga penetre de forma ideal na pele e a hidrate profundamente. Deixe secar por alguns minutos e coloque as meias. Seus pés estão prontos para um novo dia de trabalho.
Para os entusiastas caseiros, aqui está uma receita para esfoliar e hidratar:
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de óleo de côco
- 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
Depois de fazer o seu esfoliante, acomode-se e massageie os pés em pequenos movimentos circulares por alguns minutos e deixe descansar para que o óleo de coco penetre adequadamente na pele e a hidrate profundamente.
Em seguida, lave os pés com água morna e seque-os com uma toalha. Faça o tratamento à noite e coloque meias de algodão para passar a noite. Você será conquistado pelo efeito fresco e hidratante deste tratamento.
Para os pés mais danificados
E agora algumas dicas para aqueles que não resolveram o problema e deixaram o pé doloroso e agora estão em más condições. Não se preocupe, nada é irreversível, e aqui estão as dicas para superar os pés duros e muito danificados sem pedra-pomes ou lixa.
Suavize os calos dos pés
Para suavizar o calo e poder removê-lo com mais facilidade, faça o escalda-pés:
Um banho de limão: antes de tomar este banho de suco de limão, certifique-se que seus pés não tenham feridas, corre o risco de queimar e ter um momento bastante desagradável.
Se estiver tudo bem, mergulhe os pés com suco de limão em uma bacia grande o suficiente para acomodá-los e que você tenha previamente enchido com suco de limão até cobrir as solas dos pés, se não tiver suco suficiente, dilua-o na mesma quantidade de água morna. Deixe os pés por 10 minutos, lave-os e seque-os suavemente.
Se você tiver lesões nos pés, mergulhe em água morna com algumas colheres de sal grosso por 15 a 20 minutos. Depois de realizar um dos dois banhos, você pode esfoliar usando a seguinte receita.
Esfolie os pés com bicarbonato de sódio:
- 5 colheres de bicarbonato de sódio
- Adicione gradualmente gel de banho para obter uma pasta granulada
- 10 gotas de óleo essencial de tea tree
Seu esfoliante está pronto para uso
Agora esfregue e massageie suavemente os pés e remova a pele morta do arco e dos calcanhares. Esta mistura também reduzirá a dureza deles. Após alguns minutos de massagem, lave e seque-os com uma toalha. Por fim, hidrate-os com manteiga de karité.
Graças a este tratamento com bicarbonato de sódio e manteiga de karité, os seus pés recuperarão a suavidade. Para remover calos e pele morta, provavelmente será necessário realizar esse tratamento pelo menos uma vez por semana e cuidar de hidratar todos os dias.
Este tratamento com bicarbonato de sódio combate os maus odores e também pode ajudar a clarear as unhas enquanto promove a cicatrização de infecções como infecções fúngicas.