Resina nos dentes: confira onde ela é utilizada e cuidados

Atualmente no ramo da odontologia utiliza-se muito a resina nos dentes seja para realizar algum procedimento que utiliza resina ou algum tipo de dispositivo protético de resina.

Portanto, para saber mais a respeito da resina nos dentes continue acompanhando o artigo a seguir:

O que é resina no dente?

A resina é um produto muito utilizado na odontologia, tanto no ramo protético quanto no ramo ortodôntico. Dessa maneira, confira os principais usos da resina na odontologia:

resina nos dentes aparelho ortodôntico

Aparelhos ortodônticos

Utilizamos a resina nos dentes para diversos fins na ortodontia, sendo o mais comum deles o seu uso para colar os braquetes e anéis aos dentes.

Portanto, a cola utilizada para fixá-los aos dentes na verdade é apenas um tipo de resina nos dentes.

Além disso, também há grande utilização no próprio aparelho e isso é graças aos modelos de aparelhos estéticos.

Dessa forma, os aparelhos estéticos confeccionados de resina são semelhantes aos convencionais, porém suas peças metálicas são substituídas por outras de resina.

Isso permite que o aparelho passe a ser mais discreto, visto que as peças de resina são menos chamativas que as peças metálicas.

Sendo assim, além do aparelho convencional de resina, também existe o autoligado, que assim como o convencional, possui os braquetes feitos de resina.

A diferença entre esses dois modelos de aparelhos é o fato de que o autoligado não utiliza borrachinhas devido aos seus braquetes mais avançados.

Dessa maneira, seus próprios braquetes conseguem prender os fios ortodônticos sem o uso delas. Já no caso do convencional, ele ainda necessita de utilizá-las.

Desse modo, para manter a estética agradável o aparelho convencional faz o uso de borrachinhas mais claras para manter a discrição do aparelho.

Logo, para manter as borrachinhas claras e sem ficarem com a coloração comprometida é importante que o paciente higienize bem os dentes e busque evitar consumir produtos muito pigmentados.

resina nos dentes facetas e lentes de contato dental

Facetas e lentes de contato de resina

As facetas e lentes de contato de resina funcionam como se fossem capas protetoras para os dentes que servem para melhorar a harmonia do sorriso.

Elas são finas películas que são colocadas sobre o dente com o intuito de corrigir problemas relacionados ao tamanho, tonalidade e espaçamento entre eles.

Sendo assim, elas possuem o objetivo de oferecer ao paciente um sorriso mais alinhado e com uma tonalidade mais de seu agrado.

Além disso, elas também contribuem para proteger as estruturas naturais dos dentes de desgastes e acúmulo de placas bacterianas.

Apesar de seus vários pontos positivos, as facetas e lentes de contato também possuem seus pontos negativos.

Sendo que esses se baseiam no fato de ela exigir o desgaste dos dentes, e isso faz com que ela seja um procedimento irreversível.

Desse modo, elas só podem ser utilizadas por maiores de idade e elas também não podem ser reparadas.

Portanto, ao trincarem ou quebrarem é necessário substituir a faceta de resina comprometida por completo.

Elas funcionam como dispositivos protéticos unitários, nos quais são instaladas uma por dente, o que auxilia na hora de realizar as substituições, pois permite a troca de apenas uma delas.

Normalmente elas são utilizadas visando corrigir alguns pequenos diastemas, corrigir dentes muito pequenos ou fraturados e harmonizar o tamanho e tonalidade dos dentes.

Sendo assim, elas também podem ser utilizadas como maneira de clarear os dentes, visto que elas conseguem alterar a tonalidade dos dentes.

resina nos dentes restauração

Restauração dentária

A restauração de dente é uma técnica utilizada para recuperar dentes previamente fraturados. A resina acaba sendo uma ótima opção para juntar a boa estética a um preço agradável.

Desse modo, a restauração dentária feita de resina oferece ao paciente a oportunidade de corrigir todas as fraturas e falhas que comprometem sua estrutura.

Sendo assim, ela costuma ser utilizada em casos onde há fraturas ou falhas nos dentes, a resina nos dentes também costuma ser utilizada para realizar o preenchimento dos dentes em processos endodônticos.

Os procedimentos endodônticos são procedimentos que consistem na remoção da polpa dentária que está comprometida.

Logo após sua remoção, é feito o preenchimento com resina nos dentes, evitando assim sua reincidência e garantindo uma boa aparência do dente que passou pelo tratamento de canal.

resina nos dentes coroa

Coroa de resina

A coroa dentária, também chamada de prótese unitária fixa, é um tipo de dispositivo protético que é utilizado para repor um único dente na arcada dentária.

Dessa maneira, esse tipo de prótese costuma ser utilizada quando há a necessidade de se substituir toda a estrutura da coroa natural do dente.

Ela também costuma ser utilizada quando o paciente perdeu toda a estrutura dentária. Sendo assim, ela pode ser fixada sobre o restante do dente ou sobre um implante dentário.

Desse modo, ela costuma ser bastante utilizada quando o paciente perdeu apenas um dente de toda sua arcada.

Como cuidar da resina nos dentes?

A resina nos dentes possui características diferentes da porcelana odontológica e do metal utilizado na odontologia.

Dessa maneira, assim como é importante ter cuidados com os outros materiais, também é importante ter cuidado com a resina nos dentes.

Diferentemente da porcelana odontológica e do metal, a resina nos dentes não possui tanta resistência ao desgaste e ao amarelamento.

Assim sendo, é importante manter um bom cuidado com a higiene bucal, em especial dos dentes que possuem resina neles.

O aparelho estético de resina também exige um certo cuidado a mais, pois além de ser feito de resina que é um material que possui baixa resistência ao amarelamento, ele também possui borrachinhas de cores claras.

Desse modo, assim como o cuidado com a higiene bucal, o paciente também deve ter cuidado com o aparelho.

Isso se deve a baixa resistência ao amarelamento, sendo assim é importante que o paciente:

  • Evitar comer alimentos muito pigmentados;
  • Realizar o uso do fio dental e a escovação dos dentes da maneira correta;
  • Evitar o tabagismo e o alcoolismo;
  • Realizar visitas regulares ao dentista.

Seguindo esses passos é possível evitar que a resina nos dentes fique amarelada e perca sua boa estética.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são importantes para realizar uma boa manutenção da resina nos dentes e trocá-la quando for necessário.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Resina nos dentes: confira onde ela é utilizada e cuidados publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário