Restauração inlay: conheça mais sobre ela e as alternativas

A restauração inlay é um dos tipos de restauração existentes nos dias de hoje. Elas tem como objetivo restaurar a funcionalidade do dente que teve alguma parte comprometida por cáries ou outras complicações.

Além disso, ainda existem outros tipos de restaurações que podem ser feitas com diferentes tipos de materiais.

Portanto, continue lendo o artigo abaixo para saber mais a respeito da restauração inlay e dos outros tipos de restauração:

O que é restauração?

A restauração de dente é uma maneira de as pessoas que perderam parte da estrutura de um dente conseguirem repor esse pedaço faltante de modo que consigam devolver ao dente sua estética e funcionalidade.

Por se tratar de um procedimento que consiste na restauração da estrutura dentária, ele possui diferentes modelos que possuem diferentes nomes, sendo que cada um é responsável por restaurar diferentes “partes” do dente.

Desse modo, existem as restaurações responsáveis por diferentes partes que são chamadas de inlay, onlay e overlay.

Além disso, podemos encontrá-las em diferentes tipos de materiais, que são porcelana, resina acrílica e metálica.

Cada um desses materiais é responsável por conferir à restauração diferentes características que influenciam em sua estética, durabilidade e resistência.

tipos de restauração dentária

Tipos de restauração dentária

Assim como dito anteriormente, a restauração possui diferentes tipos que são responsáveis por conferir ao paciente a possibilidade de reconstruir os dentes.

Dessa maneira, o paciente consegue reconstruir dentes que tiveram partes perdidas devido a algum acidente ou problema como cáries e afins.

Além disso, a maneira como o dente é restaurado, ou seja, a parte restaurada, confere à restauração um nome diferente.

Confira abaixo:

restauração inlay

Restauração inlay

A restauração inlay, também chamada de bloco no dente, é o tipo de restauração que consiste na fixação de uma peça que pode ser resina, porcelana ou metal no interior do dente.

Dessa maneira, esse tipo de restauração é utilizada quando o dente sofre algum dano em sua região central.

Sendo assim, ele é utilizado para preencher o espaço que fica entre as duas paredes dos dentes, de modo que ao utilizá-la o paciente consegue cobrir o espaço que antigamente ficava vazio.

restauração onlay

Restauração onlay

A restauração onlay é um pouco diferente da inlay, isso se deve ao fato de a inlay ficar no espaço entre as paredes do dente e a onlay compreender o espaço sobre os dentes.

Sendo assim, ela é responsável por repor a estrutura do dente que compreende a região que corresponde a parte que fica em contato com a estrutura de outro dente.

Dessa maneira, a restauração onlay substitui a parte superior do dente em questão.

Materiais utilizados na restauração inlay

A restauração inlay pode ser realizada utilizando diferentes tipos de materiais sendo que cada um confere a restauração característica diferentes.

Dessa maneira, confira a seguir as diferentes possibilidades de materiais que podem ser utilizados na confecção do bloco no dente:

Resina acrílica

A resina acrílica é um dos materiais utilizados na confecção da restauração. Ele também é o material que possui o preço mais em conta quando se trata de restaurações.

Porém, juntamente com esse preço vem algumas desvantagens e vantagens sendo elas:

  • Boa estética por um bom preço;
  • Maior rapidez na confecção;
  • Menor durabilidade;
  • Menor resistência ao desgaste e ao amarelamento.

Sendo assim, mesmo possuindo um ótimo preço, nem sempre ela é a opção mais viável, especialmente quando o paciente busca por uma restauração mais durável.

Porcelana

A porcelana odontológica é um material altamente utilizado na odontologia devido a suas ótima capacidade de se assemelhar a estrutura dentária, o que deve-se ao fato de conseguir reproduzir algumas características dos dentes naturais.

Além disso, ela possui uma ótima durabilidade e resistência, fazendo com que a restauração de porcelana seja uma excelente opção para o paciente que procura uma estética agradável aliada a boa durabilidade.

 A maior desvantagem desse tipo de material é o seu valor, que é um pouco mais elevado que as demais opções.

Porém, a médio-longo prazo, ela acaba sendo uma ótima opção levando em consideração sua duração.

Metal

A restauração que utiliza uma liga metálica é a restauração que possui um preço intermediário entre a resina e a porcelana.

Sendo assim, ela possui um preço mais agradável que a porcelana, porém mais alto que a resina. 

Além disso, suas características concedem a ela uma alta resistência e durabilidade, fazendo dela uma ótima opção para os que buscam uma restauração durável.

Porém, por se tratar de um material metálico, ela acaba deixando a desejar quando se trata da estética. Isso ocorre pois o metal cria um contraste alto com os dentes, fazendo com que ela fique muito chamativa.

Portanto, ela é uma ótima alternativa para os que buscam uma alternativa durável e acessível e não se importam tanto com a estética.

para quem a restauração inlay é indicada

Para quem a restauração inlay é indicada?

A restauração inlay é indicada para pacientes que perderam a estrutura no interior do dente, mas que ainda possuem as paredes laterais dos dentes.

Dessa maneira, ela é responsável por reconstruir o interior do dente, removendo o declive que havia anteriormente entre uma ponta e outra do dente.

Portanto, por meio dela o paciente consegue devolver a funcionalidade e a estética do dente do paciente.

Assim, a restauração inlay permite que o paciente possa voltar a realizar suas atividades cotidianas sem se preocupar com complicações que poderiam ser geradas devido a falta da parte do dente.

A restauração no dente também não costuma ser indicada para pessoas que sofrem de bruxismo. Isso se deve ao fato de que essa condição gera um atrito entre os dentes, o que pode vir a danificar a restauração e fazer com que ela tenha sua vida útil reduzida.

Como cuidar da sua restauração inlay?

O primeiro passo para cuidar bem de sua restauração é respeitar o período de secagem dela. Sendo assim, caso o dentista não diga qual o tempo necessário para que a restauração seja devidamente fixada, recomenda-se que o paciente o questione a respeito disso.

Apesar de não ser um completamente natural, é extremamente importante mantê-lo bem cuidado escovando os dentes da maneira correta e utilizando o fio dental diariamente.

Além disso, também pode-se fazer o uso de enxaguantes bucais pode auxiliar na higienização, porém é importante lembrar que ele não substitui o uso do fio dental e da escova de dentes.

Também é recomendado evitar alimentos duros e pegajosos, visto que eles podem remover ou até mesmo danificar a restauração.

Outro ponto importante são as visitas regulares ao dentista que são extremamente importantes para que o dentista possa fazer o acompanhamento das restaurações e verificar se tudo está da maneira correta.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são extremamente importantes para usuários que realizaram o procedimento de restauração inlay.

Isso se deve ao fato de elas serem responsáveis por garantir ao dentista a possibilidade de verificar e tratar qualquer tipo de complicação relacionada à restauração.

Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e também é responsável por realizar a raspagem de tártaro.

Além disso, elas também servem para que o dentista possa orientar o paciente a respeito de bons hábitos de higiene bucal.

Essas visitas para efetuar a profilaxia devem ser realizadas 2 vezes ao ano, ou seja, num intervalo de 6 em 6 meses.

Elas também permitem que o dentista possa identificar a existência de qualquer tipo de complicação relacionada à saúde bucal e tratá-la logo em seu início.

Dessa maneira, o paciente pode resolver esses problemas o quanto antes, evitando que eles se tornem complicações mais severas e dificultem seu tratamento.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Restauração inlay: conheça mais sobre ela e as alternativas publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário