Sabe quais os principais tipos de clareamento dental? Descubra agora

Atualmente existem diferentes tipos de clareamento dental disponíveis no mercado, sendo que alguns deles são para casos específicos como o clareamento interno e outros são variantes do clareamento de dente convencional.

Dessa maneira, para saber mais a respeito dos diferentes tipos de clareamento dental, continue acompanhando nosso artigo abaixo:

O que é clareamento dental?

O clareamento dental é um procedimento realizado para clarear os dentes do paciente que estão com uma tonalidade mais amarelada.

Isso ocorre naturalmente, visto que com o passar dos anos, algumas partículas externas do esmalte dentário vão sendo pigmentadas devido ao consumo de alimentos coloridos.

Sendo assim, esse não é um processo que é possível evitar seu acontecimento, pois naturalmente o dente irá se pigmentar.

Portanto, o clareamento dental é uma forma de “reverter” esse processo e isso ocorre através da utilização de um gel com uma determinada concentração de abrasantes.

Esse abrasante utilizado geralmente é o peróxido de hidrogênio que é utilizado no gel clareador para remover as partículas pigmentadas dos dentes.

Dessa forma, ao removê-las, esse procedimento consegue oferecer ao paciente a oportunidade de clarear seus dentes que estão escurecidos.

Quais as indicações e contraindicações desse procedimento?

O clareamento dental é um procedimento puramente estético, portanto ele não é um procedimento indispensável na vida do paciente.

Sendo assim, a realização do clareamento dental não parte do dentista, mas sim do paciente que deseja fazê-lo.

Portanto, devido ao fato de esse procedimento ser puramente estético, fica a critério do paciente escolher quando realizá-lo.

Dessa maneira, quando o paciente tem o desejo de realizar esse procedimento, ele deve alertar ao dentista para que ele possa avaliar se é possível realizar o procedimento.

Isso é necessário devido ao fato de que esse procedimento não deve ser realizado por pessoas que possuam complicações gengivais ou muitas restaurações, nem por grávidas e nem por pessoas que possuem sensibilidade nos dentes extrema.

Quais são os principais tipos de clareamento dental?

Atualmente, existem diferentes tipos de clareamento de modo que o paciente possua opções quanto ao tipo de clareamento que ele deseja, sendo possível remover até mesmo manchas internas dos dentes.

Portanto, confira os diferentes tipos de clareamento para auxiliá-lo na hora de escolher que tipo de clareamento você deseja fazer:

tipos de clareamento clareamento dental a laser

Clareamento dental a laser

O clareamento dental a laser é um dos tipos de clareamento mais caro dentre os disponíveis no mercado atualmente e é realizado somente em consultório odontológico.

Para a realização desse procedimento, primeiro o dentista realiza todo um procedimento necessário para a proteção das gengivas.

A proteção das gengivas nesse caso é necessária para evitar que ela sofra queimaduras durante o procedimento de clareamento.

Além da proteção das gengivas, também é necessário que o paciente utilize um afastador de bochechas para protegê-las do produto clareador.

Logo após as gengivas estarem protegidas, ele aplica o gel clareador a base de peróxido de hidrogênio, que é o abrasante responsável por clarear os dentes.

Normalmente, o gel clareador de consultório possui uma concentração de até 35% de peróxido de hidrogênio, e quanto maior a concentração, maior é a capacidade abrasante do gel.

Assim que o gel é aplicado, o dentista acelera sua ativação através da utilização de um laser. Portanto, através da utilização do gel ativado e potencializado por esse laser, o procedimento é acelerado.

As sessões de clareamento dental a laser geralmente têm a duração de 40 minutos a 1 hora e são realizadas com um intervalo de uma semana. O procedimento completo tem a duração de 2 a 3 semanas.

Ao finalizar o clareamento dental a laser, o dentista recomenda ao paciente a utilização de um creme dessensibilizante para reforçar a estrutura do esmalte dentário.

tipos de clareamento clareamento dental caseiro

Clareamento dental caseiro com moldeira

O clareamento dental caseiro, apesar de seu nome, exige o acompanhamento de um profissional.

O acompanhamento deve ser feito para que sejam evitados possíveis danos desnecessários ao esmalte dentário e às mucosas bucais.

Para a realização desse procedimento o paciente o paciente preenche a moldeira com o gel clareador e logo em seguida a aplica sobre os dentes.

Logo após a aplicação, o paciente deve deixá-la sobre os dentes pelo número de horas recomendados pelo profissional, sem exceder o tempo recomendado.

Isso se deve ao fato de que apesar de o gel utilizado no clareamento com moldeira ser menos abrasivo que o do clareamento a laser, ele ainda pode causar danos à gengiva.

Além disso, caso mesmo utilizando a moldeira com o gel pelo período recomendado de tempo as gengivas fiquem feridas, é importante alertar ao dentista para que ele possa recomendar um gel com uma menor concentração de abrasantes.

Esse tipo de clareamento é feito a partir da utilização da moldeira por um período determinado de horas diariamente por um período de aproximadamente 1 mês.

Clareamento interno

O clareamento interno é um tipo de clareamento utilizado para remover manchas internas de dentes tratados endodonticamente.

Sendo assim, ele normalmente é utilizado em casos de:

  • Necrose da polpa;
  • Falha no tratamento de canal;
  • Hemorragia interna na polpa do dente.

Além da remoção de manchas internas nos dentes, ele também é responsável por realizar a limpeza interna dos dentes, como nos casos onde as manchas são causadas por sangue.

Para a realização desse procedimento, primeiro é realizada uma profilaxia para evitar a contaminação do dente por bactérias.

Logo em seguida, o procedimento pode ser realizado de 2 maneiras, com a técnica walking bleach ou com a técnica combinada.

A técnica walking bleach consiste na inserção e selagem do produto clareador no interior do dente. Nesse procedimento, o produto fica selado no interior do dente por um período aproximado de uma semana.

Já a técnica combinada consiste na inserção do produto e na sua ativação por meio da utilização de uma luz de laser ou LED. Logo em seguida, é feito o procedimento do walking bleach, que consiste no selamento do agente clareador no interior do dente por período de tempo. Após o período de uma semana repete-se o procedimento.

tipos de clareamento clareamento dental de venda livre

Clareamento dental de venda livre

O clareamento dental de venda livre consiste na utilização de produtos clareadores como pasta de dente, enxaguante bucal e fitas que promovem o clareamento dental.

Eles podem ser adquiridos em diversos comércios e por qualquer pessoa, daí vem o nome venda livre.

Todo tipo de pasta de dente e enxaguante bucal possui uma determinada quantidade de abrasantes em sua fórmula para promover a limpeza dos dentes.

Porém, enxaguantes bucais e cremes dentais clareadores possuem uma concentração maior de abrasantes em sua fórmula, o que garante que eles possam clarear os dentes.

Desse modo, apesar de eles serem capazes de clarear os dentes e poderem ser comprados por qualquer pessoa, não é recomendado utilizá-los de maneira indiscriminada sem o acompanhamento de um dentista.

Isso se deve ao fato de que o uso excessivo desses produtos pode acabar causando danos irreparáveis à camada de esmalte dentário.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista você é capaz de receber maiores informações a respeito dos tipos de clareamento dental.

Além disso, por meio delas também é possível realizar o acompanhamento e verificar se tudo está indo bem com o clareamento.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Sabe quais os principais tipos de clareamento dental? Descubra agora publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário