Saiba como é feito o clareamento de dentes, tipos e quanto custa

Ter os dentes brancos e alinhados é o sonho de muitos. Afinal, quem nunca sonhou em ter o sorriso perfeito como os que aparecem nos comerciais de creme dental?

O clareamento de dente pode te ajudar a alcançar seu sonho. Ele é um procedimento que consiste em realizar o branqueamento dos dentes, removendo sua aparência amarelada.

Se interessou? Então conheça mais sobre o que é, como é realizado, seus valores e cuidados após o tratamento.

O que é clareamento de dentes?

O amarelamento dos dentes é um processo natural, causado pela exposição dos dentes a diferentes pigmentos externos. Alguns hábitos, como o consumo de cigarros, podem acabar acelerando o processo.

O clareamento de dente é um processo que quebra as moléculas pigmentadas em partículas menores causando o branqueamento dos dentes, ou seja, ele é um procedimento de micro limpeza dos dentes.

Os dentes que passam por tratamentos como obturação, são chamados dentes desvitalizados. Eles têm esse nome porque tiveram sua polpa, parte onde ficam os vasos e o nervo que nutrem o dente, removida.

O clareamento de dente desvitalizado também é possível, mas ele é feito de maneira diferente do clareamento “normal”, pois é feito na parte interna do dente.

clareamento dental

Quais os benefícios do clareamento de dentes?

Como todos nós sabemos, um belo sorriso possui um grande impacto na hora de quebrar um gelo ou influenciar alguém.

Sendo assim, um dos maiores benefícios do clareamento de dentes, é dar ao paciente um sorriso branco, elevando sua autoestima e confiança.

Quando o clareamento de dentes é indicado?

É um procedimento que não possui quase nenhuma contraindicação. 

Sendo assim, ele é recomendado para todos que buscam o branqueamento dos dentes, exceto em casos de cáries, doenças e lesões dentárias, e também deve ser evitado durante o período da gravidez.

Como se faz um clareamento nos dentes?

O clareamento dental pode ser feito de diferentes maneiras, sendo elas:

clareamento de dente caseiro

Clareamento caseiro

O clareamento caseiro de dentes, pode levar algumas pessoas a pensar que se trata dos métodos encontrados na internet, que usam produtos como bicarbonato e vinagre.

Porém, o uso desses materiais, além de não ser eficaz, pode trazer sérios prejuízos à saúde dos dentes e da gengiva.

O clareamento de dente caseiro é, na realidade, um tratamento que deve ser feito sob orientação do dentista.

Ele faz o uso de moldeira e gel clareador, em que o gel é inserido na moldeira e, após o preenchimento da moldeira com o gel, ela é colocada nos dentes.

clareamento dental em consultório

Clareamento em consultório

O clareamento de dente em consultório também é feito com gel clareador.

Porém, no consultório, o gel é ativado por um laser ou uma luz led. Isso faz com que o gel aja mais rápido. O resultado final nos dois casos é o mesmo.

Clareamento de dente revitalizado

O clareamento de dente revitalizado também é realizado no consultório.

Como seu objetivo é clarear a parte interna dos dentes, o processo consiste na inserção de agentes clareadores na câmara pulpar.

Qual é o melhor tipo de clareamento dental?

Tanto o clareamento de dente caseiro quanto o realizado em consultório possuem os mesmos resultados, mas com tempos de duração diferentes.

Sendo assim, cabe ao paciente escolher qual dos dois o atende melhor.

O clareamento de dente revitalizado é utilizado apenas nos dentes escurecidos por obturações, tendo como alternativas à ele o uso de lente ou facetas dentárias.

Quanto tempo demora para clarear os dentes?

O tempo gasto no clareamento de dente depende do tipo de processo escolhido.

O clareamento no consultório gasta, em média, de 2 a 3 sessões de até 50 minutos para efetuar o clareamento dos dentes. Estas sessões têm o intervalo de uma semana.

O clareamento de dente caseiro consiste no uso da moldeira com a quantidade de gel indicada pelo dentista por aproximadamente 1 hora por um período de até 30 dias.

No caso do clareamento de dente desvitalizado, demora de 2 a 7 dias quando realizado em consultório, e de 2 a 6 semanas quando feito em casa.

quanto custa um clareamento de dente

Quanto custa um clareamento de dentes?

O clareamento de dente não tem um preço fixo, pois ele pode variar dependendo do tipo de clareamento, da região e do profissional. Seu valor normalmente gira em torno de R$ 800 (oitocentos reais) a R$ 3.000 (três mil reais).

Como seu valor pode variar de um profissional para outro, é recomendado realizar uma consulta de preços antes.

Cuidados para durante e após o clareamento dental

Existem alguns cuidados que devem ser tomados durante o clareamento de dente, são eles:

  • Deve-se evitar comer alimentos ácidos e super pigmentados;
  • Como o cigarro causa o amarelamento dos dentes, é altamente recomendado o abandono do seu uso durante e após;
  • Evite o uso de antissépticos bucais durante o processo, a menos que seja recomendado pelo dentista;
  • Também é importante ter uma boa higiene bucal, mantendo uma boa escovação e fazendo o uso do fio dental;
  • No caso do clareamento de dente caseiro, o gel clareador deve ser mantido em um lugar à temperatura ambiente, e durante sua aplicação deve ser seguido a risca o tempo indicado pelo dentista;

O clareamento de dente causa sensibilidade?

Durante o processo de clareamento, ocorre uma desmineralização dos dentes. Isso faz com que o esmalte do dente perca uma pequena camada.

Com isso, é bem comum que os dentes fiquem sensíveis durante e pós clareamento.

Nos casos de sensibilidade durante o tratamento, caso ele seja a causa da sensibilidade, o dentista deve ser comunicado para que seja feito um reajuste da quantidade de gel aplicada.

Nos casos de sensibilidade extrema, é recomendado o uso de gel regenerador diário. Ele possui componentes à base de potássio, fazendo com que ele funcione como um remédio de dor de dente após clareamento.

LEIA TAMBÉM: Sensibilidade nos dentes: o que é, causas e como tratar

clareamento

Visitas regulares ao dentista

Como cuidado após o clareamento também é recomendado idas regulares ao dentista para efetuar a limpeza complementar, normalmente de 6 em 6 meses.

É somente por meio das limpezas periódicas (profilaxias) realizadas por um dentista que conseguimos ter acesso aos cuidados completos, necessários para uma limpeza ideal dos dentes. Podendo também identificar e tratar possíveis problemas oriundos da higienização incompleta, como por exemplo, placas e tártaro.

Percebendo algum sinal de inadequação na higienização feita em casa, o dentista faz indicações e orientações para o melhor desempenho dela.

É por meio dessa frequência que pode-se garantir a saúde total dos dentes, prevenindo possíveis problemas que são derivados da limpeza incompleta e garantindo a saúde total dos dentes.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Saiba como é feito o clareamento de dentes, tipos e quanto custa publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário