Saiba o que é e como manter sua garganta saudável

O bem-estar da garganta é tão importante quanto a saúde bucal e a saúde do restante do corpo. Porém, apesar de ser importante manter a garganta saudável, é comum lembrarmos de cuidar dela apenas após sua saúde estar comprometida.

Sendo assim, confira mais sobre a garganta saudável no artigo abaixo:

Como é uma garganta saudável?

É muito importante que o paciente saiba como identificar como é uma garganta saudável para que ele saiba quando sua garganta não está bem.

Sendo assim, a garganta saudável possui uma tonalidade rosada, não aparenta estar inchada e não possui placas, pontos brancos ou amarelados.

Quando tudo está bem com a saúde da garganta, as amígdalas também se encontram em seu estado normal, portanto, caso as amígdalas estejam inchadas ou possuam pontos brancos em sua estrutura há algo de errado com a saúde de sua garganta.

como manter a garganta saudável

Como manter a garganta saudável?

Assim como devemos ter cuidado com a saúde bucal e do corpo, também devemos ter cuidado com nossa garganta para mantê-la saudável.

Sendo assim, existem alguns cuidados que devemos ter para mantermos nossa garganta saudável. São eles:

Mantenha uma dieta saudável

Para manter a garganta saudável, é recomendado que o paciente atente-se a sua alimentação.

Isso se faz necessário devido ao fato de que para manter uma boa saúde da garganta, é recomendado que o paciente atente-se aos alimentos ingeridos para que não sofra de nenhum déficit nutricional.

Sendo assim, para manter a garganta saudável, é muito importante optar por alimentos frescos e dar preferência para os ricos em vitamina C, que é ótima para o sistema imunológico e para a saúde dos tecidos do corpo como um todo.

Logo, a ingestão da vitamina C é fundamental para a prevenção de doenças e manutenção do bem estar da garganta.

Além da vitamina C, também é importante ingerir alimentos ricos em vitaminas A, E e minerais, como o zinco.

Beba bastante líquidos

A ingestão de líquidos é fundamental para o bom funcionamento do corpo visto que 70% do nosso corpo é composto por água e ela é fundamental para que diversos processos aconteçam.

Também é extremamente importante manter a hidratação da garganta, que só é possível através da ingestão de bastante líquidos.

Além disso, através da ingestão de líquidos as cordas vocais se mantêm hidratadas, evitando irritações por conta de ressecamento.

Dessa forma, é importante que o paciente beba em média dois litros de água diários para manter tanto o corpo quanto a garganta hidratados.

Evite fumar

Que o ato de fumar é prejudicial para a saúde todos nós já sabemos, porém, além de ser prejudicial para o pulmão, ele também compromete a saúde bucal e a garganta.

O cigarro compromete a saúde bucal devido ao fato de possuir substâncias que contribuem para a formação do tártaro, desenvolvimento da xerostomia e outros.

A nicotina presente no cigarro também é prejudicial ao bem estar da garganta devido ao fato de que ela destrói a mucosa do trato vocal.

Além disso, a nicotina também destrói os cílios presentes na parede interna da garganta, fazendo com que as secreções colem na parede da garganta, causando o pigarro.

O cigarro também é um dos principais causadores de câncer na garganta, portanto, ele é extremamente prejudicial para ela.

Descanse bem

O sono é uma ferramenta essencial para a manutenção do corpo, visto que é através dele que a maior parte do seu organismo pode descansar.

Com a garganta não é diferente, desse modo, é fundamental que o paciente descanse para manter sua garganta saudável, visto que é importante que ela tenha seu período de repouso.

Cuide bem da higiene bucal

Apesar de aparentemente serem distintas, é importante que o paciente higienize bem sua boca através de uma boa escovação e uso do fio dental.

Esse cuidado é importante, pois caso a boca não seja higienizada da maneira correta, as bactérias que habitam o interior da boca podem acabar afetando também a garganta, causando complicações como a amigdalite.

como saber se minha garganta não está saudável

Como saber se minha garganta não está saudável?

Quando a garganta não está saudável, ela se encontra infeccionada ou inflamada, e isso também reflete na aparência da garganta e em outros sintomas.

Sendo assim, geralmente os sintomas associados a problemas de saúde na garganta são:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Rouquidão;
  • Sensação de garganta arranhando;
  • Mal estar;
  • Febre;
  • Tosse;
  • Presença de pus;
  • Halitose.

Já em sua aparência, é possível notar um inchaço nas amígdalas, presença de placas de pus e vermelhidão na garganta.

Apesar de ser um sintoma comum em problemas relacionados à saúde da garganta, a presença de pus está associada unicamente a problemas de infecção, sendo assim, ela não está presente em casos de inflamação.

Como cuidar bem da saúde bucal?

Para manter a saúde bucal em dia, é importante realizar as visitas regulares ao dentista. Elas são responsáveis por identificar problemas logo em seu início e também por realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.

Dessa forma é possível tratar esses problemas antes que eles se tornem complicações maiores e também preveni-los.

Logo, a DentalVidas consegue lhe auxiliar a realizar suas consultas periódicas, pois ela o plano odontológico garante maior facilidade no agendamento de suas consultas e também contribui na hora do pagamento, visto que o plano oferece descontos para essas consultas.

Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Saiba o que é e como manter sua garganta saudável publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário