Saturação baixa o que é: conheça os seus sintomas

Saturação baixa o que é | A saturação é um valor correspondente a quantidade de oxigênio no fluxo sanguíneo.

Contudo, quando não se encontra dentro dos padrões considerados normais, é capaz de trazer malefícios à saúde do organismo.

Veja aqui o que é saturação, quais são os sintomas de saturação baixa e o que fazer:

O que é saturação?

Como dito, a saturação é um valor em porcentagem que representa a quantidade de oxigênio (O2) do sangue. Para ter acesso a esse número é necessário comparar a quantidade de hemoglobina que está associada ao oxigênio com a quantidade de hemoglobina que não está ligada ao oxigênio.

A hemoglobina, por sua vez, é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos, responsável por transportar o oxigênio dos pulmões para as várias partes do corpo e por fixá-lo. Além disso, a hemoglobina possui a função de carregar o dióxido de carbono (CO2) dos tecidos de volta aos pulmões, para que ele seja evacuado para fora do corpo.

Em condições ideais, a saturação de oxigênio deve estar próxima de 100% e acima de 95%, o que significa que há uma quantidade satisfatória de oxigênio circulando pelo corpo.

quando a saturação esta baixa

Quando a saturação esta baixa?

A saturação de oxigênio é um dos parâmetros mais importantes para avaliação médica, tal como a pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura.

Deve-se considerar que o valor de saturação está diretamente relacionado ao bom funcionamento das sessões do corpo. Dessa forma, a principal causa de sua diminuição são problemas de saúde potencialmente graves.

Entre as complicações relacionadas estão: problemas respiratórios (asma, enfisema, DPOC, embolia e fibrose cística), anemia e problemas cardíacos (defeitos congênitos e  insuficiência cardíaca).

Além de colaborar com o diagnóstico de certas doenças, a saturação de oxigênio também pode ajudar no acompanhamento do tratamento, ajudando na identificação do estado geral de saúde de pessoas internadas.

Assim sendo, a saturação baixa acontece quando o oxigênio não consegue chegar até os alvéolos pulmonares para que seja feita a troca gasosa, comprometendo a troca gasosa efetiva entre o oxigênio e o dióxido de carbono.

Uma vez que a troca não ocorre da maneira adequada, a corrente sanguínea fica com excesso de dióxido de carbono, fazendo com que não entre oxigênio suficiente e fique com baixo nível do sangue.

LEIA SOBRE: Como o cuidado com a beleza afeta a saúde corporal

Quais são as principais causas da baixa saturação?

Geralmente, a baixa saturação está associada a complicações no organismo.

Entre as principais causas do problema estão problemas inflamatórios no pulmão, seja por algum agente infeccioso (bactérias, vírus ou fungo) ou irritante (fungo, pó e perfume), comprometendo assim a passagem do oxigênio dos alvéolos para o sangue, afetando a saturação por conta da secreção e por conta do edema (inchaço) formado.

Certos problemas cardíacos também são capazes de causar alteração na saturação, já que fazem a circulação do sangue ficar mais lenta e geram acúmulo de líquidos nos alvéolos do pulmão. Por conseguinte, acabam causando um edema e prejudicando a troca gasosa.

Casos de anemia também podem motivar o quadro, por conta da diminuição do número de glóbulos vermelhos, já que uma menor quantidade de oxigênio é transportada pelas células.

Entre as demais possíveis causas do problema estão a hipoventilação (ventilação inadequada na troca de gases), estresse, ansiedade e baixa disponibilidade de oxigênio ambiente.

Muitos possuem dúvida se a saturação muda no avançar da idade, contudo, o que acontece é que a capacidade de baixa de saturação ocorre por conta do envelhecimento dos órgãos, como pulmão e coração, e os vasos, o que faz com que os mais velhos sofram um impacto maior em meio de uma infecção.

saturação baixa sintomas

Quais são os sintomas da saturação baixa?

A baixa saturação pode ser identificada por uma série de fatores e sintomas característicos.

Entre eles estão:

  • Náusea;
  • Falta de ar;
  • Respiração curta
  • Desmaios;
  • Cansaço;
  • Frequência cardíaca acelerada;
  • Confusão mental;
  • Fraqueza;
  • Palpitações;
  • Irritação;
  • Suor excessivo;
  • Sonolência;
  • Desmaio;
  • Cianose – extremidades dos dedos ou lábios arroxeados
  • Taquicardia;
  • Náusea.

LEIA SOBRE: Dicas para remover calos e pele morta dos pés

O que fazer quando a saturação não está normal?

A saturação baixa, também chamada de hipoxemia, pode trazer uma série de danos à saúde, e pessoas nesse estado devem recorrer com urgência a um pronto-socorro e a ajuda médica.

É por meio do acompanhamento médico que o profissional é capaz de orientar o uso de medicamentos específicos, considerando a causa principal do problema. A orientação de hábitos como dormir sentado, tossir, ficar em um local arejado e fazer inalação também pode ajudar. Entre demais indicações estão optar por ingerir alimentos com antioxidantes, realizar atividades físicas e preferir por aderir plantas em seu ambiente de convívio.

Em certas situações o atendimento deve ser antecipado, considerando o risco iminente de complicações em função aos baixos níveis de oxigênio. Dessa forma, esse número deve ser controlado, evitando um maior risco de ocorrência de hipoxemia.

Por fim, a medição da saturação pode ser feita periodicamente por meio de um oxímetro colocado na ponta do dedo ou por meio de um exame de gasometria arterial, em que o médico retira uma amostra de sangue arterial.

Deixe um comentário