Veja quais são os sintomas de infecção no implante dentário

Do procedimento realizado para instalar os implantes dentários é possível surgirem algumas complicações, tais como a infecção no implante dentário.

Sendo assim, continue acompanhando nosso artigo para saber mais a respeito dos sintomas de infecção no implante dentário. Confira:

O que é implante dentário?

O implante dentário é uma estrutura semelhante a um pino que é fixada no osso periodontal do paciente e possui o objetivo de servir como uma raiz dentária artificial para futuras próteses dentárias.

Sendo assim, ele é uma forma de garantir que a prótese dentária fique mais estável para o paciente na hora de exercer suas atividades cotidianas, como falar e mastigar.

A instalação do implante exige que o paciente possua gengivas saudáveis e um volume ósseo adequado para sua instalação.

Caso o paciente não possua esses requisitos, é necessário realizar os procedimentos que contribuem para que ele alcance os requisitos, tais como o tratamento de problemas gengivais e o enxerto ósseo.

Por que o implante dentário infecciona?

O implante dentário consiste em um pino de titânio ou zircônia que é fixado no osso periodontal e parte dele fica para fora em contato direto com a gengiva do paciente.

Sendo assim, algumas vezes a região da gengiva ao redor do implante dentário pode infeccionar caso o paciente não tenha os cuidados devidos com o implante.

Portanto, as principais causas são pré-operatório mal executado ou a má higienização do implante dentário que dá origem a um acúmulo de placa bacteriana.

Sendo assim, as bactérias que estão presentes na região podem dar origem a uma inflamação chamada mucosite, que pode se desenvolver para infecção chamada peri-implantite.

A velocidade em que a mucosite se desenvolve e evolui é diferente de paciente para paciente, portanto não há como dizer um tempo certo.

Além disso, existem alguns fatores que podem influenciar no desenvolvimento dessa condição, sendo elas: implantes mal instalados, o hábito de consumir cigarros ou o fato de o paciente possuir diabetes mellitus.

quais os sintomas de infecção no implante dentário

Quais os sintomas de infecção no implante dentário?

Antes de se desenvolver para uma infecção é comum o surgimento da inflamação chamada mucosite. Ela corresponde a inflamação da gengiva e apresenta sintomas semelhantes à gengivite.

Sendo assim, seus principais sintomas são sangramento gengival, vermelhidão e inchaço. Ela também costuma ser difícil de ser identificada em seus estágios iniciais.

Já a peri-implantite consiste em um tipo de infecção que causa a perda de tecido ósseo da região onde o implante dentário se encontra.

Desse modo, os principais sintomas peri-implantite são: a retração gengival, dor e inchaço na região ao redor do implante halitose, além dos sintomas da mucosite.

Pelo fato de a peri-implantite comprometer o tecido ósseo, ela pode acabar deixando o implante frouxo, o que pode levar a sua extração.

Como saber se o implante está infeccionado ou inflamado?

Ao perceber qualquer sangramento, inchaço ou vermelhidão ao redor do implante é recomendado procurar o seu dentista, pois esses sintomas podem significar que há uma infecção no implante dentário.

Sendo assim, é extremamente importante ir ao dentista, pois ele saberá identificar se realmente há uma inflamação ou infecção e caso haja ele será capaz de iniciar o tratamento.

Como evitar a infecção no implante dentário?

Para prevenir a infecção no implante dentário é importante que o paciente tome os medicamentos corretamente no período pré e pós-operatório.

Também é recomendado que o paciente exerça uma boa higienização bucal, pois através dos bons hábitos de higiene bucal é possível evitar a formação da placa bacteriana.

Além disso, também é recomendado visitar o dentista regularmente, pois através das visitas é possível efetuar a profilaxia que é a limpeza profissional dos dentes.

As visitas regulares também proporcionam a possibilidade de realizar o acompanhamento adequado dos implantes, permitindo que o dentista possa avaliar como está sendo o tratamento.

O que fazer caso haja uma infecção no implante  dentário?

Ao perceber qualquer sinal que possa indicar uma infecção no implante dentário é recomendado que o paciente procure seu dentista o mais rápido possível.

Isso se deve ao fato de que apenas ele é capaz de realizar o tratamento correto e evitar que seja necessário realizar a remoção do implante dentário.

Como obter descontos para colocar o implante dentário?

Para se obter o melhor valor do implante dentário é necessário realizar uma pesquisa de mercado a respeito dos valores das clínicas de sua região.

Porém, também é importante levar em consideração a estrutura da clínica em questão e se ela possui profissionais experientes na área da implantodontia para atendê-lo.

Além disso, é possível obter descontos na hora de realizar seu implante dentário através de um plano odontológico.

Sendo assim, a DentalVidas possui diversos tipos de planos capazes de atender a sua necessidade e de sua família.

Desse modo, a DentalVidas não só garante descontos na hora de realizar procedimentos odontológicos, mas também garante atendimentos de urgência para quando precisar.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Veja aqui qual o plano odontológico DentalVidas mais combina com você!

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Veja quais são os sintomas de infecção no implante dentário publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário