Você sabe o que é bichectomia? Confira mais nesse artigo

A bichectomia é um procedimento estético que se popularizou muito com o passar dos anos devido a famosos que recorreram ao processo em busca de afinar o rosto.

Isso levou o tratamento a ficar famoso e levou muitas pessoas a buscarem realizá-lo, mas o que é bichectomia?

Confira mais sobre o assunto no artigo a seguir:

O que é bichectomia?

A bichectomia é um procedimento estético que é realizado com o objetivo de conferir ao rosto um formato mais afinado e definido.

Isso ocorre através da remoção das bolas de Bichat, que são uma bolsa de tecido adiposo que fica na parte interna das bochechas.

Esse procedimento pode ser realizado tanto por um cirurgião-dentista ou quanto por um cirurgião plástico e normalmente é realizado em consultório sob anestesia local.

Para sua realização primeiro é aplicada a anestesia local para que o paciente não sinta dor, logo em seguida é realizada uma pequena incisão geralmente de 1 a 2cm na parte interior das bochechas.

Após feita a incisão, as bolas de Bichat são removidas e por fim é feita a sutura e finaliza-se o procedimento.

O que são as bolas de Bichat?

A bola de Bichat é uma estrutura que o anatomista francês Marie François Xavier Bichat descobriu ser uma estrutura que é feita unicamente de tecido adiposo.

Ela possui a função de auxiliar no processo de sucção da amamentação durante a fase de lactente, que corresponde ao período em que a criança ainda amamenta.

Após esse período, as bolas de Bichat passam a funcionar apenas como uma estrutura responsável por conferir ao rosto um formato mais arredondado.

Essa estrutura fica localizada na região interna das bochechas na frente do músculo masseter e próxima ao músculo bucinador.

Sua localização também faz com que ela possua uma íntima relação com alguns nervos faciais, ducto parotídeo e vasos sanguíneos.

Além disso, a bola de Bichat é uma estrutura que não responde ao emagrecimento do paciente, portanto, mesmo sendo compostas por tecido adiposo, ela não diminui quando o paciente emagrece.

Para que serve a bichectomia?

A bichectomia é um procedimento estético realizado para remover as bolas Bichat, que são uma estrutura composta por tecido adiposo.

Geralmente, ele é realizado por motivos estéticos, para conferir ao rosto uma aparência menos arredondada e mais definida.

Porém, esse tratamento também possui uma indicação funcional. Sendo assim, sua indicação funcional é feita quando o paciente morde a parte de dentro das bochechas involuntariamente, pois isso acaba causando feridas indesejadas no interior da boca do paciente.

Sendo assim, esse é um procedimento que serve para conferir ao rosto uma aparência mais fina, definida e menor arredondada.

Quem deve fazer a bichectomia?

O procedimento da bichectomia pode ser feito por qualquer pessoa que deseja remover suas bolas de Bichat.

Porém, apesar de ser um procedimento que pode ser feito por qualquer um, existem as pessoas que possuem as bolas de Bichat grandes e isso acaba fazendo com que elas mordam a parte interna das bochechas involuntariamente.

Sendo assim, no caso dessas pessoas, é recomendado realizar a cirurgia para evitar lesões bucais indesejadas.

Fora o motivo funcional, ela geralmente é realizada por motivos puramente estéticos, portanto o procedimento é indicado para qualquer pessoa maior de idade que possua vontade de possuir um rosto mais magro.

Porém, é importante lembrar que caso o paciente não possua as bolas de Bichat grandes, o resultado pode não ser tão expressivo.

Contraindicações da bichectomia

A bichectomia é um procedimento cirúrgico, portanto, existem algumas contraindicações para realizá-lo, são elas:

  • Menores de idade;
  • Grávidas;
  • Pessoas com doenças no rim, fígado ou coração;
  • Pacientes passando por quimio ou radioterapia;
  • Pessoas que possuem  o rosto magro.

Esse procedimento é um procedimento que altera a estética do rosto, portanto, caso você sinta vontade de realizar esse procedimento é importante buscar uma opinião profissional antes, além de buscar um profissional capacitado para não haver complicações.

quando aparecem os resultados da bichectomia

Quando aparecem os resultados da bichectomia?

Nas primeiras semanas após a realização do procedimento o rosto ainda se encontra um pouco inchado, portanto durante esse período não é possível visualizar os resultados.

O resultado definitivo pode ser visualizado 3 meses após realizado o procedimento. Também é importante lembrar que esse procedimento é irreversível, portanto é importante ter bastante certeza antes de realizá-lo.

Pós-operatório

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, existem alguns cuidados que devem ser tomados após a cirurgia para evitar complicações.

Sendo assim, durante o pós-operatório da bichectomia é recomendado:

  • Fazer uma dieta leve nas duas primeiras semanas, evitando-se alimentos rígidos e quentes;
  • Aplicar uma compressa fria algumas vezes ao dia para aliviar dor e reduzir o inchaço;
  • Evitar esforços físicos e exposição ao sol nas primeiras semanas.

Quanto custa bichectomia?

O procedimento de bichectomia não possui um valor fixo, portanto só é possível supor um preço médio para ela. Isso se deve ao fato de que seu preço pode variar de profissional para profissional e de região para região.

Sendo assim, é estimado que o valor da bichectomia seja algo entre R$ 1.500 (mil e quinhentos reais) a R$ 3.000 (três mil reais).

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista é possível tirar todas as dúvidas a respeito do procedimento de bichectomia como o que é bichectomia, que resultados esperar e seu valor.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Você sabe o que é bichectomia? Confira mais nesse artigo publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário