Você sabe o que é Invisalign? Confira mais sobre ele aqui

Você já ouviu falar sobre o Invisalign? Ele é um aparelho odontológico que se tornou bastante popular nos dias de hoje, o que se deve ao fato de ser um aparelho muito discreto.

Mas você sabe o que é Invisalign e como ele funciona? Confira isso e muito mais no nosso artigo a seguir:

O que é Invisalign?

O Invisalign é um modelo de aparelho ortodôntico que vem sendo cada vez mais procurado, o que se deve ao fato de ser bastante discreto.

Divergindo do convencional aparelho fixo metálico, o Invisalign consiste em um conjunto de moldeiras transparentes que são trocadas de 15 em 15 dias.

Elas são confeccionadas através de um molde digital da boca do paciente que permite visualizar a progressão do tratamento, garantindo a possibilidade de confeccionar todas as moldeiras antes de se iniciar o tratamento com elas.

Sendo assim, o tratamento é todo planejado antes mesmo de se iniciar, garantindo que o paciente tenha ideia de quando terminará o tratamento.

invisalign como funciona

Invisalign como funciona?

O Invisalign é um conjunto de placas de acrílico que vão sendo trocadas com o decorrer do tempo com o intuito de corrigir o alinhamento dos dentes do paciente.

Sendo assim, o tratamento com o Invisalign funciona através da troca dessas moldeiras  que geralmente é realizada de 15 em 15 dias.

A troca dos alinhadores pode ser realizada na própria casa do paciente, porém só deve ser feita a partir da recomendação do dentista.

Desse modo, a troca dessas moldeiras promovem as movimentações ortodônticas necessárias para que os dentes sejam alinhados.

Além disso, os alinhadores são removíveis, portanto cabe ao paciente ter a disciplina necessária para utilizá-los pelo tempo necessário. Dessa maneira, eles devem ser retirados na hora de alimentar e colocados novamente após a higienização dos dentes.

Portanto, apesar de se tratar de um aparelho que é esteticamente agradável e bastante discreto, caso o paciente deseje ele ainda pode removê-lo durante situações sociais, como festas ou reuniões.

Seu uso também garante que o paciente necessite fazer menos visitas ao consultório odontológico, visto que as trocas entre as placas podem ser realizadas em sua própria residência.

Dessa forma as visitas ao consultório são realizadas em um intervalo maior de tempo, geralmente após um período de 6 ou 8 semanas, possibilitando que o dentista possa visualizar o progresso do tratamento.

Invisalign para que serve?

O Invisalign é um aparelho ortodôntico que possui a mesma função do aparelho fixo, portanto é utilizado pelas mesmas razões.

Sendo assim, o Invisalign é utilizado para corrigir:

  • Mordida cruzada;
  • Mordida aberta;
  • Apinhamento dentário;
  • Diastemas;
  • Mordida profunda;
  • Dor na mandíbula;
  • Dores de cabeça constantes.

Portanto, tendo em vista que o Invisalign pode ser utilizado para correção dos problemas citados acima, caso você possua algum deles, é recomendado procurar um dentista para tratar o problema o mais rápido possível, evitando assim complicações mais severas.

quais as vantagens do invisalign

Quais as vantagens do Invisalign?

Assim como foi dito anteriormente, o Invisalign é uma alternativa do aparelho ortodôntico convencional, sendo assim ele é utilizado pelos menos motivos.

Porém, o uso do Invisalign trás certas vantagens que não são garantidas pelo aparelho convencional, sendo elas:

Maior conforto

O Invisalign proporcionou aos pacientes a oportunidade de passar por uma nova experiência quando se trata do uso de aparelhos ortodônticos.

Isso acontece devido ao fato de que ele é uma alternativa mais discreta e mais confortável, sendo uma ótima opção para os pacientes que não desejam utilizar o aparelho fixo metálico.

Além disso, ele também confere ao paciente maior conforto durante o tratamento devido ao fato de que a troca dos alinhadores é realizada em casa.

Porém é importante lembrar que por mais que as trocas sejam realizadas em casa, elas devem ser feitas sob a orientação de um dentista e ainda é necessário realizar visitas periódicas ao consultório.

A limpeza do aparelho e dos dentes também é mais fácil devido ao fato de ele ser um aparelho removível, o que também contribui para reduzir a formação de placas e tártaros que são bastante comuns durante o uso do aparelho fixo.

Menos visitas ao consultório odontológico

O uso do aparelho ortodôntico convencional exige que o paciente faça visitas mensais ao dentista para realizar os ajustes e trocar as borrachinhas do aparelho.

Já no caso do Invisalign, não é necessário realizar visitas mensalmente, pois a troca de seus alinhadores que proporcionam a evolução do tratamento é realizada na própria casa do paciente.

Desse modo, o tratamento realizado com o Invisalign exige muito menos visitas ao consultório odontológico, tendo em vista que as visitas ocorrem com o intervalo de alguns meses para verificar o andamento do tratamento.

É um aparelho mais discreto

Uma das maiores vantagens do aparelho Invisalign é sua grande discrição, o que se deve ao fato de ser uma placa acrílica transparente.

Desse modo, ele garante que o paciente possa utilizá-lo sem comprometer sua estética, visto que o aparelho é quase imperceptível.

Sendo assim, por conta de ser um aparelho extremamente discreto, ele não irá comprometer o sorriso do paciente na hora de tirar fotos ou durante eventos sociais importantes.

É removível

O fato de ser um aparelho removível garante que ele possa ser removido durante a alimentação e desse modo garante que não haja nenhum acúmulo de alimentos no aparelho.

Além disso, o fato de ser removível também contribui para que a higienização tanto dos dentes quanto do aparelho possa ser realizada de forma mais eficaz.

Portanto, devido a possibilidade de se higienizar os dentes da maneira correta, esse aparelho reduz a chance de surgirem problemas relacionados à má higienização dos dentes.

Oferece um tratamento menos doloroso

A manutenção dos aparelhos convencionais envolve a troca das borrachinhas e do fio ortodôntico, o que resulta numa maior pressão exercida pelo aparelho.

Muitas vezes essa pressão pode causar dores e incômodos ao paciente, fazendo com que ele evite alimentos mais rígidos por conta do incômodo gerado ao mastigá-los.

Já o Invisalign não faz com que o paciente passe por essa situação, pois suas placas são feitas de modo que exerçam apenas a pressão necessária para movimentar os dentes.

Desse modo, ele acaba fazendo com que o tratamento seja menos doloroso para o paciente.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode tirar todas as suas dúvidas sobre o que é Invisalign e como funciona o tratamento com ele.

Além disso, elas também garantem que ele possa efetuar o acompanhamento necessário para avaliar o progresso do tratamento.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Você sabe o que é Invisalign? Confira mais sobre ele aqui publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário